quinta-feira, 16 de julho de 2009

TEOLOGIA DA UMBANDA

A Umbanda Crê em uma única energia, máxima incomparável polarizada em dois pólos antagônicos feminino e masculinos, negativos ou positivos e assim sucessivamente, formando a trindade Umbandista.
Nomeando esta energia como Deus único e universal, e em homenagem aos índios o chamamos de Tupã. E na polaridade da direita deste triângulo a Umbanda faz sua homenagem ao credo Afro, assim como a todas as mulheres, elegendo Iemanjá, significando deusa da fecundidade continuação da vida. E na polaridade da esquerda Oxalá em homenagem Cristã significando deus filho, Jesus Cristo.
Assim sendo temos três pessoas em uma única, formando a teologia de um ser supremo no aspecto trino e nas sete progressões evolutivas. Aspecto trino Energia, vida consciência. Da energia emana a existência concretizada na vontade. Da vida, surge a projeção do espírito na matéria que encerra a sabedoria. Da consciência, resulta a atividade sem a qual não seria possível.
Nas sete progressões evolutivas encontramos a mesma energia polarizada em dois pólos antagônicos e dividida em camadas entre um pólo e o outro, formando as sete linhas de Umbanda.
E em cada linha temos o orixá que chamamos de chefe de linha e nele são agrupada as entidades que vibram no mesmo grau vibratório, agrupadas entre os dois pólos desta linha e divididos em sete sublinhas, também chamados de falanges, na mesma ordem.
Cada ser vivo ou espírito pertence a uma dessas linhas que notadamente se verifica de uma vibração calma linha de Oxalá, até a uma agitada linha de Ogum.
Neste raciocínio considerando as polaridades antagônicas entre o calmo e o agitado. As sete linhas da Umbanda são assim classificadas:
Primeira Oxalá, dentro de sincretismo representa Jesus Cristo, vibra na cor branca, qualificada pela inteligência, ajuda nas doenças, principalmente àquelas relacionadas com os olhos, rins e coluna. Oxalá manda nas chuvas e enchentes, suas flores preferidas são jasmim, lírio, cravos branco, copo de leite, sendo que estes não são usados nas terreiras. Seu dia na semana é no sábado.
Segunda linha Iemanjá que pelo sincretismo representa Nossa Senhora dos Navegantes, vibrando na cor azul, qualificado como linha do amor, é considerada a rainha do mar. É um orixá feminino. Mas atua em homens, porque e mãe e mãe não abandonam seus filhos, sendo considerada a protetora dos marujos, seu planeta é Vênus, cor azul universal, sua atuação é pelo mar, suas falanges são Ondinas, Janaina, Iara menina, pertence à falange das crianças do mar, ou seja, sublinha, ibégi na linha de Iemanjá. Iara Sete Cachoeira, atua na África junto a Ogum no seu próprio mar. Ogum Beira Mar, sublinha de Ogum na Linha de Iemanjá também atua nesta vibração é o vigilante do mar, assim todos os caboclos enviados pôr Iemanjá. Ela trabalha as vinte e quatro horas pôr dia, porque a água do mar muda de cor de 30 em 30 minutos em todos os oceanos, seu dia na semana corresponde ao domingo.
Terceira Linha Xangô Caô, representada pelo sincretismo como São João Batista, que vibra na cor rosa, qualificados na ciência e na medicina é a linha do oriente, trabalham também nesta linha as falanges de Ibejis, representadas pôr Cosme e Damião, tendo como dia da semana a segunda feira..
A quarta linha dos Pretos Velhos (Iofa ou Ifa) representada no sincretismo pôr São Lázaro, que vibra na cor amarela sua qualificação é a filosofia, é nesta linha que atua os pretos velhos e a mãe Oxum é a ação da filosofia, vibrando na cor amarela. Oxum é a dona do amor, devido sua bondade, ela é dona do ouro, da luz e da paz, e a protetora de todas as crianças, devido aos anjinhos que o rodeiam, a mãe Oxum e a dona dos rios, do arco-íris e das cachoeiras ela trabalha muito com xangô, em cruzamentos. Em lavagens de Cabeça, porque Xangô é seu filho. Dentro do sincretismo a Oxum são Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Santana, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), Oxum Panda é uma das mais moças. Atua em diversos locais, Oxum malé atua das 8 horas da manhã até as 20 horas, sobre o comando do arco-íris, como todos nos sabemos o arco íris tem todas as cores e age em redor do universo.
As filhas de Oxum são: Caboclas das matas, sublinha de Oxossi, Jurema, Jupira Jandira, Cabocla sete quedas e sete Cachoeiras e outras tantas, seu dia na semana é terça-feira, juntamente com a linha, de preto velho.
A quinta linha de Xangô Agôdo, que pelo sincretismo é São Jerônimo, vibrando na cor marrom sendo a justiça sua principal qualificação, divindade do trovão, do raio e do fogo, simbolizado pela pedra e o machado, também considerado o senhor da justiça, tendo como esposa Iansã, divindade dos tempos e das tempestades assim como das pedras da beira do rio. Temperamento forte sensual e autoritário capaz de enfrentar os espíritos dos mortos, sincretisada como Santa Bárbara, mas Iansã não pertence a linha de Xangô e sim a linha de Ogum. Quarta feira é o dia da linha de Xangô Agôdo.
A sexta Linha é a linha de Oxossi, que pelo sincretismo representa São Sebastião, que vibra na cor verde e sua principal qualificação é a lógica. São Sebastião foi sacrificado pôr flechas e atado em uma arvore depois de desencarnado, os pretos velhos, curaram suas feridas e foi designado como representante de Oxossi, como rei das matas.
Comanda todo os caboclos das matas, também tem Ogum, sublinha de Ogum na linha de Oxossi, enviado como Ogum Serra Negra e Rompe Mato é a linha que traz as ervas das matas para curar o nosso males. A cabocla Jurema, também consagrada como rainha das matas, também foi sacrificada pôr flechas. Todas as caboclas das matas são enviadas pôr jurema, tais como, Jupira, Guacira e Jandira. E os principais caboclos são: Tupi-Tupã, Tupinanba-Guarani, Ubirajara, Rompe Mato, Pena Branca, Tupi Mirim, Tupaíba, Sete Flechas, Caboclo Rocha e as tribos Guaranis são comandados pelo Tupinanba, Rompe Mato, Pele Vermelha e Sete Flechas. O dia da semana da linha de Oxossi é as quintas feiras.
A sétima e ultima linha, e a linha de Ogum, que pelo sincretismo representa São Jorge, vibrando na cor vermelha sendo a principal qualificação a ação seu planeta é marte, porque é guerreiro vencedor de demandas as ferramentas de Ogum são as espadas, lança, ponteira, ferraduras e todos os outros objetos de aço, pertencem a Ogum, como é vigilante cada orixá tem a sua falange (sublinha) de Exu, mas quem comanda a linha de Exu é Ogum, os trabalhos com Exu são utilizados para limpezas, desmanchar trabalhos e abertura de caminhos.
As principais entidades da linha de Ogum são: Ogum beira mar, Ogum Male, Ogum das Matas, Ogum Sete Cruzeiro, que também trabalha na linha do oriente, como sublinha de Ogum, Os principais Exus, são: Tranca Rua, Veludo, Marabô, Sete Cruzeiros, Morcego e o Mirim, seu dia na semana é sexta feira.
Esclarecemos aqui a classificação dos Orixás nos dias da semana, uma vez que, as literaturas divergem uma das outras, criando enorme confusão entre aqueles que querem e necessitam saber o dia do seu Orixá, partimos no raciocínio da energia que classifica a ordem das linhas, partindo de uma polaridade de vibração calma e tranqüila até a mais agitada, e de que a segunda feira corresponde ao segundo dia da semana o que ,de acordo com a escritura sagrada Deus descansou no sétimo dia, portando o dia mais calmo daria o ponto de inicio da classificação, ou seja, o sábado é o dia do senhor, também cultuado pôr outras religiões, e descrito nos livros sagrados, que para fins de sustentação citamos.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servidor, nem a tua servidora, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o lago e tudo que neles há, e ao sétimo descansou; portanto, o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou. (Êxodo, XX, 9-11). Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus.

Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servidor, nem a tua servidora, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servidor e a tua servidora descansem como tu. Porque te lembrarás que foste servidor na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia do sábado. (Deuteronômio, V, 12-15).

Aconteceu que, num sábado, passando Jesus pelas searas (campos cultivados), os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos. E alguns dos fariseus disseram a eles: Pôr que fazeis o que não é lícito aos sábados? Jesus respondeu a eles: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes? E acrescentou a eles: O Filho do Homem é Senhor do sábado. (Lucas, VI, 1-5).

Assim sendo o primeiro orixá estaria ocupando o sétimo dia, ou seja, o sábado pertence à linha de Oxalá assim sendo as vibrações vão se agitando ate sexta feira, encerrando com a linha da ação, Ogum.

Para um melhor entendimento, relacionamos as linhas em ordem crescente de vibração, partindo do pólo calmo para o oposto, qualificando o orixá, sincretismo, cor dia da semana e a qualificação essencial.
1 OXALÁ - Jesus Cristo - Branca - Sábado - Inteligência
2 IEMANJA - Nossa Senhora Navegantes – Azul – Domingo - Amor
3 XANGO-CAO - São João Batista - Rosa – Segunda - Ciência Medicina
4 PRETOS VELHOS - São Lazaro - Amarela - Terça - Filosofia
5 XANGO-AGODO - São Jerônimo - Marrom - Quarta - Justiça
6 OXOSSI - São Sebastião - Verde - Quinta - Lógica
7 OGUM - São.Jorge - Vermelha - Sexta - Ação


Também são sete as personagens lendárias da sabedoria da fortuna e da felicidade, cultuados no antigo oriente. Os grandes reis do Egito traziam em seus conhecimentos os grandes mistérios. Criando um sincretismo entre esses Deuses dos cultos praticados no Egito e os orixás da Umbanda temos:

JUROJIM – Deus da vida e da eterna juventude, Oxalá.
BENTEN ou BENZAITEN – Deusa das artes e da música, esta sempre protegendo os artistas, inspirando-os na música, na escultura, no palco e nas artes plásticas, Iemanjá.
HOTEI – Deus da boa saúde, traz para dentro de casa firmeza e saúde.
DAIKOKU – Deus da agricultura e da fortuna – Pretos Velhos
FUKUROKUJU – Deus da sabedoria, Xangô Agôdo.
EBISU – Deus da pesca e da felicidade.
BISHAMON – Deus das batalhas e da justiça, prestava sua possante ajuda aos mais fracos e covardes, evitando assim grandes conflitos, Ogum.
Do exemplo acima, constatamos, que naquela época também já era classificadas as energia, divinas em grupos vibratórios, jamais quer inventar qualquer tipo de sincretismo, porem para uma maior clareza, sobre as linhas de Umbanda, não precisariam ter o nome das divindades Africanas, que os tem em homenagem aos pretos velhos, que vieram e sofreram na nossa Pátria. Assim como Deus, que cada religião tem a sua maneira de se referir a ele, mas todas reconhecem como a mesma energia única e soberana, assim também é a nossa divindade chamadas de orixás.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

- Orixá é Deus
A Umbanda crê em um único Deus, cujas energias são polarizadas, e entre estas polaridades são classificadas em sete campos vibratórios e em cada campo tem o seu orixá.

- Como se vê a Santíssima trindade da Umbanda.
Em um Deus Pai, uma Deusa Mãe e um Deus filho.

- Orixá pode evoluir.
] Somente Deus, não evolui, porque ele já é o máximo de tudo. Os orixás compõem as sete progressões evolutivas, então sempre estão em evolução.

- A Umbanda é uma seita.
Não a Umbanda é uma religião, porque tem todos os sagrados sacramentos.

- Existem outras classificações dos orixás.
Sim, como a Umbanda é considerada uma religião nova, comparada com as outras existentes, ainda não foi totalmente codificada e como sofre da influencia Afro é interpretada por alguns escritores e seguidores de acordo com a classificação da origem da tribo que vieram os escravos. Podemos notar diferenças acentuadas entre as regiões do norte com a do sul, que foram povoados por escravos de diferentes regiões da África.
Mas seguimos esta classificação até que seja provada dentro da ciência, ou de outra metodologia aceitável.

- O que é linha e sub linhas.
Linha é um agrupamento de entidades que vibram no mesmo grau vibratório do seu orixá, e cada linha se divide em sete sub linhas, também chamadas de falanges obedecendo à mesma ordem da classificação dos orixás. Exemplificando a linha de Ogum inicia na polaridade onde termina a de Oxossi e neste inicio temos uma faixa de Ogum calmo, que é a sub linha de Oxalá que também vai crescendo ao extremo da ação, onde se chega a linha da sub linha de Ogum, onde trabalham o povo da rua.

- O que é Deus na Umbanda
A Umbanda Crê em um único Deus como uma energia, máxima incomparável polarizada em dois pólos antagônicos.

- A Umbanda é de origem Africana
Não a Umbanda é brasileira, utilizando as energias da natureza, representadas pelos orixás, que também são cultuados pelas religiões Afros.

- Qual a finalidade de Umbanda como religião?
A sua finalidade primordial é a de despertar anseios de espiritualidade na criatura humana. Para que este despertamento se faça, torna-se necessário um permanente estado de religiosidade, onde toda a vivencia e baseada na compreensão e plena sensibilidade, para com tudo e todos que nos cercam e compõem a humanidade.

- Como se constitui teologicamente a Umbanda?
A Umbanda, como todas as religiões organizada, possui umas posturas teológicas, baseadas preliminarmente, no reconhecimento de um ser supremo, no aspecto trino, e nas sete progressões evolutivas.

- Como se chama Deus, o ser supremo, enfim a entidade maior na Umbanda
A Umbanda é uma religião monoteísta e o ser supremo e conhecido e amado pelo nome de Tupã em homenagem a todos os índios.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor . Porém eu fiquei com muitas dúvidas e mais oportuna é: OXUM também compõe as 7
    Linhas . Ou seria OXUM um orixá da linha de yemanja ? Eu já li em muitos autores que OXUM compõe as 7 linhas sendo um orixá de frente !

    ResponderExcluir