quinta-feira, 16 de julho de 2009

TEMAS DE PALESTRA DE DESENVOLVIMENTO

Os assuntos aqui apresentados originaram-se de um estudo para identificar o mínimo que um médium de Umbanda precisa saber para ajudar o seu guia na magia de seu dom mediúnico, partindo de um raciocínio que a Umbanda esta fundamentada nas energias da natureza através de seus Orixás, então necessitamos conhecer um pouco sobre energias divinas e humanas, sabemos também que a nossa religião utiliza a comunicação do homem com o espírito, através da faculdade mediúnica, exigindo uma noção sobre a mediunidade e como cristão que somos,precisamos conhecer um pouco do evangelho e ainda, por crermos nos espíritos, seguimos a crença da reencarnação, por final conhecermos a historia e os fundamentos da nossa religião, assim como seus rituais.
Os temas aqui apresentados são conclusões de estudos e levantamentos realizados através de obras e orientações espirituais, e o principal objetivo e de ser um ponto inicial a ser completado e discutidos com os estudiosos do assunto e assim chegarmos a formação teológica e única de Umbanda que nasceu na nossa Pátria Amada.
Já ouvi muitas vezes que o médium não precisa ter conhecimento, simplesmente se entregar às entidades e estas sabem fazer o que necessário for, até concordo que as entidades sabem fazer, mas se o médium não aprender porque elas fazem e como fazem, seu processo evolutivo será bem mais lento, porque o médium é aquele ser que detém o conhecimento de como utilizar as forças ocultas, a serviço do homem
Esse conhecimento é produto de muito estudo e dedicação. É sublimação, esquecimento das horas no aprofundamento das pesquisas, dos exercícios de desenvolvimento da forma mental.
Assim como o ginasta dedica muitas horas do seu dia, trabalhando seus músculos, o médium deveria também dedicar algum tempo para exercícios de seu desenvolvimento.
O médium de Umbanda é um verdadeiro mago, que movimenta as energias, através da magia. Mas quando se fala em magia, logo vem a mente caldeirões, palavras estranhas, balbucionadas por alguém de roupas exóticas, gato preto e fenômenos inexplicáveis. Os estudiosos da língua definem magia como sendo ritual dos magos, conjunto de práticas ocultas, por meio das quais se pretende atuar sobre a natureza, na cura das doenças encanto, fascinação.
Na realidade a magia não é religião e sim ciência é conhecimento profundo das forças da natureza e sua utilização a serviço do ser humano, mas o médium conhecedor dessa ciência passa a praticar dentro da religião Umbandista. Por isso ocorre a necessidade do médium conhecer, e se desenvolver.
Desde a época primitiva o homem já utilizava conhecimentos mágicos para obter benefícios, tais como fazer chover, curar doenças, afastar inimigos e angariar bens.
A Deusa Hécate, na Grécia do século V, foi à deusa da magia popular, ao lado de Hermes. A magia era tida como invocação aos deuses para que adentrassem ao homem e este assimilasse a força e o poder daqueles.Exatamente como hoje em que o médium, que recebe a entidade com toda sua energia e poderes de magia, para a pratica da caridade. Notamos que já no século V se praticava o fenômeno da incorporação, e o Brasil não constava em nenhum mapa, por isso, e mais um ponto a ser somado na teoria que a Umbanda não se derivou do Africanismo com a vinda dos escravos, mas sim pelo Astral superior.
Em uma descoberta arqueológica no Egito, foi localizado um papiro com a seguinte tradução: “Que, teu nome e teu fluido me tragam coisas boas. Entra em minha inteligência e em meu pensamento para o resto de minha vida e realiza em mim os anseios de minha alma, por isso que estás em mim e eu me igualei a ti”.
Como se vê, a magia é um conhecimento milenar, atravessando os séculos até nós, e em plena era em que o homem domina as novas tecnologias, persiste o mistério a ser entendidos e desvendados o seu resultado positivo e infalivel.
Embora sem poder tocá-la, o médium se comunica com essas energias, nas visões e na profundeza da sua mente, quando de olhos cerrados.
Tenho a certeza que o médium que tenha conhecimentos sobre a magia, pode criar em sua mente verdadeiras ilusões, que são na verdade intuições, que muitas mentes podem influir em outras numa telepatia fantástica, onde pode ser criada ou revelada uma única energia, que a força cósmica nos faz vibrar e receber sinais dos espíritos evoluídos que nos levam a boas freqüências.
Todos temos a semente da mediunidade, mas nem todos são os escolhidos para serem verdadeiros médiuns, que dominam a ciência de se comunicar com potência supremas e supramundanas e as dirigir, bem como de exercer domínio sobre as das esferas inferiores, é um conhecimento pratico dos mistérios ocultos da natureza.
Feitiçaria não é magia. A feitiçaria trata das forças do espírito animal, a magia trata do poder supremo do espírito.
Bem vindo meu irmão eleitor, a este tema de desenvolvimento e espero que ao final da leitura tenha tido um pouco de esclarecimento sobre este movimento mágico religioso denominado de Umbanda. Este capitulo, fica dividido em sub capítulos de acordo com os temas apresentados como exposição em aulas de desenvolvimento, contendo no final de cada tema, perguntas colhidas em aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário